Agronegócio
Dia do Cerrado: Senar debate a importância do bioma para a produção sustentável
13/09/2023 às 16h29
Atualizada em

Em comemoração ao Dia do Cerrado, celebrado no último 11 de setembro, o Senar Bahia realizou, em Sítio do Mato, na região Oeste, um seminário sobre Produção Sustentável neste bioma. O evento, que integra as ações do Projeto Fip Paisagens Rurais, reuniu produtores atendidos pela iniciativa cujo foco é fazer a gestão integrada da paisagem do Cerrado, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.

Também foram discutidos temas como a produção estratégica de alimentos em propriedades leiteiras - principal cadeia produtiva do município - e ações de regularização ambiental no Oeste da Bahia, levados por parceiros como Aiba e Grupo Ipê Agro, apoiadores do evento.

Na ocasião, foi apresentado o resultado parcial das mudanças na paisagem e na produtividade das propriedades que adotaram práticas de conservação, restauração e tecnologias ABC. Só na Bahia, mais de 7.000 hectares de pastagens degradadas já foram recuperadas através das ações promovidas pelo programa.

O Senar atua no projeto oferecendo Assistência Técnica e Gerencial para pecuaristas da bovinocultura de leite e da bovinocultura de corte com propriedades localizadas nas bacias selecionadas como prioritárias e adjacentes em seis municípios baianos: Brejolândia, Muquém de São Francisco, Tabocas do Brejo Velho, Serra Dourada, Santana e Sitio do Mato.