Agronegócio
Abertura Nacional da Colheita da Soja já tem data, lugar e temas definidos
20/01/2023 às 17h00
Atualizada em
Além das máquinas em campo para dar a largada na retirada do grão do solo, o evento contará com três paineis de palestras

 Por Victor Faverin, de São Paulo

Colheita da soja. Foto: Divulgação/ Fendt

A safra 22/23 brasileira de soja promete. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e das principais consultorias, o país deve ultrapassar a marca de 150 milhões de toneladas produzidas do grão.

Para celebrar resultados tão expressivos e reconhecer a crescente importância da Região Norte neste marco, a tradicional Abertura Nacional da Colheita da Soja será realizada, pela primeira vez, no estado do Pará, mais precisamente na Fazenda Modelo, em Santarém.

O evento acontecerá no dia 9 de março, com transmissão ao vivo do Canal Rural na TV, site e redes sociais. Além das máquinas em campo, prontas para dar a largada oficial na retirada da soja do solo, especialistas na cadeia da commodity se reúnem para discutir temas de interesse ao produtor rural. Assim, este ano, os destaques serão Mercado, Políticas Públicas e Logística.

Participantes do evento

O sócio da consultoria Pátria Agronegócios, Matheus Pereira, conduzirá os debates a respeito do tema Mercado.

Ao longo de sua trajetória profissional, se aperfeiçoou no mercado de commodities agrícolas e liderou o time de análise de grandes agências de inteligência em mercado em Chicago, nos Estados Unidos. Atualmente, trabalha focado em proteções contra as oscilações de preços da soja, milho e boi gordo.

Já o foco em Políticas Públicas será destacado pelo escritor e jornalista Aldo Rebelo. Além das atividades ligadas às letras, Rebelo é reconhecido pela atividade política, tendo cumprido seis mandatos como deputado federal por São Paulo. Em 2003, como líder do governo Luiz Inácio Lula da Silva, conduziu a aprovação na Câmara das reformas da Previdência e Tributária, da Lei de Falências, do projeto de proteção da Mata Atlântica, entre outros projetos.

Por fim, a temática Logística terá como painelista o membro da Câmara de Infraestrutura de Transporte e Logística do Agronegócio (CTLOG) do Mapa, Edeon Vaz Ferreira. Além de membro de conselhos especializados, ele também é consultor sênior e professor em infraestrutura e logística.

Serviço:

Abertura Nacional da Colheita da Soja

Data: 09 de março – a partir das 9h

Local: Fazenda Modelo – Santarém, Pará

Transmissão: TV, site e redes sociais do Canal Rural