Agropecuária
Cacau: Representantes da cadeia produtiva participam de seminário em Brasília
11/08/2017 às 10h24
Atualizada em

Na última quarta-feira (9), representantes da cadeia produtiva do cacau participaram de um seminário em Brasília para tratar sobre a modernização da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento discutiu a readequação da Ceplac em um novo contexto na estrutura do Mapa. Também serviu para reforçar à cadeia produtiva e a representantes de governo estaduais a importância regional da Ceplac nos estados em que ela atua.

Durante o seminário, foram mostradas alternativas para o fortalecimento da instituição, baseadas em levantamentos e estudos de atribuições e recursos técnico-científicos, patrimoniais, estruturais e humanos.

Presenças

Da Bahia, participaram o presidente do Sindicato Rural de Ilhéus e integrante da Câmara Setorial do Cacau, Milton Andrade; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Guilherme Moura; e o agricultor e diretor do Instituto Arapyaú, Ricardo Gomes da Costa. Juvenal Maynart, Antônio Zugaib e o superintendente da Ceplac, Carlos Alexandre Brandão, também estiveram presentes, representando os funcionários da Comissão Executiva.

A comitiva baiana foi composta, ainda, por Alessandro Fernandes de Santana, que é Pró-Reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Cristiano Vilela, do Centro de Inovação do Cacau (CIC); Daniel Piotto, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); Helington Rocha, do Mapa; e Walter Tegani, da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará, Giovanni Queiroz, e o senador Valdir Raupp, de Rondônia, também participaram do seminário, bem como representantes da Ceplac e federações dos demais estados produtores de cacau.

Fonte: Mercado do Cacau