SENAR
Conceição do Coité recebe mutirões dos Programas de Saúde do Homem e da Mulher Rural
22/11/2022 às 16h48
Atualizada em

Nesta segunda-feira (21) foi a vez do município de Conceição do Coité receber o mutirão de consultas e exames proporcionado pelos programas Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar Bahia. Pessoas de diferentes faixas etárias, moradoras da zona rural, passaram por consultas gratuitas com especialistas das áreas de ortopedia, oftalmologia e ginecologia, além de realizarem testes rápidos, exames de PSA (público masculino) e Papanicolau (público feminino) e atualização do cartão de vacinação. 

O evento, que reúne ações de Saúde, Educação e Cidadania, contou com distribuição de preservativos e realização de palestras de conscientização, abordando temas como Saúde Bucal, Saúde do Homem e Saúde da Mulher. Em uma segunda etapa, no dia 5 de dezembro, será disponibilizada consulta com urologista, quando o público masculino levará para avaliação do especialista o resultado dos exames realizados na primeira fase.

No espaço destinado às crianças, foram exibidos os trabalhos do Programa Despertar no município, que envolve alunos de escolas das redes municipal e estadual sediadas na zona rural.

A iniciativa é uma realização do Sistema Faeb/Senar em parceria com o Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Coité e a Prefeitura Municipal e nesta edição contou com o apoio da Clínica Previne. De acordo com o presidente do Sindicato, Claudio Resedá, esta é a quarta vez que o município sedia a ação. "Já fizemos nas localidades de Juazeirinho, Salgadália e São João e, agora, em Santa Rosa. Aqui foi feita a distribuição gratuita de óculos para os pacientes com prescrição do oftalmologista, graças à importante parceria com a Ótica Lua que fez a doação de armações", pontuou.

Além do presidente do Sindicato Rural, Claudio Resedá, participaram do evento a secretária de Educação Eugênia de Souza e representantes das secretarias de Saúde, Agricultura e Ação Social do Município.