FAEB
Embaixador da Argentina no Brasil tem encontro com presidente da FAEB, em Salvador
22/10/2020 às 15h02
Atualizada em

Em sua primeira visita oficial à Bahia, o novo Embaixador da República Argentina no Brasil, Excelentíssimo Senhor Daniel Osvaldo Scioli, participou hoje, 22, de um encontro com o presidente da Federação da Agricultura da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, na sede do Sistema FAEB/SENAR, na capital baiana. Ele estava acompanhado pelo Cônsul-geral da Argentina em Salvador, Pablo Virasoso, dentre outras autoridades.

O objetivo do encontro, solicitado pelo Consulado da Argentina, foi de ampliar as relações de proximidade com a Bahia. Durante o evento, eles discutiram possíveis ações para alavancar o comércio exterior entre os dois lugares, com propostas para melhorar o intercâmbio entre as matrizes agrícolas e pecuárias. “Antecipadamente eu agradeço à acolhida da FAEB, em nos receber aqui hoje, em Salvador, na minha primeira visita oficial fora de Brasília. Escolhi a Bahia pois sei do potencial do estado e da forte relação que já tem com a Argentina. Tenho certeza de que temos um grande desafio pela frente de aumentar ainda mais a integração com o nosso País, com objetivo de fortalecer as economias baianas e argentinas”, explicou o Embaixador.

O presidente da FAEB fez uma breve apresentação sobre o setor agropecuário baiano, mostrando toda a força da diversidade no estado, que possui três biomas diferentes (caatinga, cerrado e mata atlântica), e que vem sustentando a economia nos últimos anos. Ele também falou sobre o trabalho do Sistema FAEB/SENAR nesse momento histórico do agro. “Uma das nossas missões como instituição, é ampliar as fronteiras do agro, tendo acesso a novos mercados e fortalecendo os que já temos algum tipo de relação. Então, receber o novo Embaixador logo em sua primeira visita oficial ao nosso estado é muito importante, por que mostra o interesse em nossa produção, cada vez mais competitiva e segura, e a credibilidade do nosso trabalho, na representação do produtor rural baiano”, pontuou Miranda.

Atualmente, a Argentina ocupa a quarta colocação entre os principais parceiros comerciais da Bahia, sendo responsável por 4,6% das exportações baianas, ficando atrás apenas da China, Cingapura e Estados Unidos. Os dados correspondem de janeiro a julho deste ano (Fonte: Comex Stat/MDIC).

Também participaram do encontro Pablo De Angelis, chefe Chanceleria Embaixada Argentina; Julián Colombo, chefe de Gabinete Embaixador Scioli; Marcelo Fernández, presidente da Confederação Geral Empresarial da República Argentina; Alessandra Nascimento, presidente Interina Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Brasil (CECAB); Vital Sarmento, conselheiro CECAB; Vera Pereira, secretaria CECAB; Altair Santana Oliveira, Ministério Federal de Agricultura na Bahia; Carine Magalhães, superintendente Senar Bahia;  Rui Dias, vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB; Guilherme Moura, vice-presidente Adm. Financeiro da FAEB; Carlos Bahia, assessor jurídico FAEB.

Fonte: Ascom Sistema FAEB