Agropecuária
Feira Segura e Viva a Feira aconteceu em mais quatro municipios na Bahia
22/10/2020 às 10h29
Atualizada em
Nos municípios de Itacaré, Itiruçu, Conceição do Almeida e Itapitanga, a Feira Segura e Viva a Feira foi realizada com grande destaque entre feirantes e consumidores

 

Com a parceria entre o Sistema Faeb/Senar e o Governo do Estado/SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), foi realizado neste final de semana, as ações da Feira Segura e Viva a Feira, nos municípios de Itacaré, Itiruçu, Conceição do Almeida e Itapitanga. O objetivo do projeto é adotar as boas práticas de higiene e limpeza, com o distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  O Sistema Faeb/Senar está garantindo aos feirantes e agricultores familiares treinamentos, com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres.

Em Itacaré, a consumidora Neila Palafoz, falou com entusiasmo sobre a organização do projeto. ”Estou adorando a nova feira aqui no município. Tudo muito bem organizado, as frutas e verduras embaladas e isso é muito importante para manter a higiene dos produtos. Desejo que esse projeto permaneça para sempre”. O presidente do Conselho da Agricultura do município, José Alves Ferreira, parabenizou a ação e  elogiou os organizadores do projeto. ”Agradecemos a realização da Feira Segura e Viva a Feira aqui em Itacaré. Esse projeto veio no momento exato que a população precisava de um amparo seguro para comprar os seus produtos. Parabenizo o Senar Bahia, o Governo do Estado e a SDR, a Prefeitura Municipal e todos os Secretários deste município que ajudaram para que a ação acontecesse.  Temos certeza que já deu tudo certo”. 

O secretário de Agricultura do município de Conceição do Almeida, Renato Rocha, agradeceu a implantação do projeto e falou sobre a valorização dos feirantes. ”Agradecemos à SDR e ao Senar Bahia por estarem contribuindo com o nosso município. Nossos feirantes foram capacitados e agora todos já podem ter uma visão diferenciada na comercialização dos produtos vendidos. Além disso, feirantes e consumidores poderão ficar mais tranquilos e seguros pois todo o processo de higiene e limpeza foram realizados para a concretização da feira. A ação veio para trazer benefícios e segurança para todos, com uma visão diferenciada na comercialização dos produtos e na valorização dos nossos feirantes”.

Ednaldo Andrade Machado, consumidor na cidade de Itiruçu, falou sobre os benefícios da Feira Segura. ”Fiquei muito feliz de ver que aqui em nossa cidade esse projeto chegou com vários benefícios. As barracas estão mantendo o distanciamento social adequado e os alimentos estão embalados adequadamente. Só temos a agradecer por essa ação tão importante para todos nós”. Já a feirante Elisângela Santos Muniz, destacou a organização e orientações recebidas durante a capacitação. ”Amei o treinamento porque falou da higienização das barracas e das frutas e verduras. Também gostei muito das orientações sobre os cuidados de higiene e limpeza que devemos ter no combate ao coronavirus. Além disso, o Senar Bahia explicou muito bem como devemos atender os nossos clientes”.

Zilmero Luiz Miranda Sobral, Secretário de Agricultura do município de Itapitanga, destacou os benefícios do projeto para a cidade. ”Agradeço ao Governo do Estado/SDR, ao Sistema Faeb/Senar e a todos os envolvidos, por colocarem esse projeto da Feira Segura e Viva a Feira em nosso município. O treinamento foi maravilhoso para os nossos feirantes e o aprendizado foi bastante proveitoso".  O Consumidor Fernando Barreto, morador na cidade de Itapitanga, ressaltou a satisfação de estar participando da ação e felicitou os organizadores. ”Quero parabenizar o Governo do Estado e o Senar Bahia por terem trazido para a nossa cidade essas barracas padronizadas. Os pequenos produtores estão muito felizes por estarem comercializando os seus produtos de uma forma segura e atrativa para os clientes. Tudo muito bem organizado e com a higiene adequada nesse momento que estamos vivendo”.

Fonte: Sistema Faeb/Senar