FAEB
Feirantes do município de Maraú, Bahia, receberam a Campanha Viva a Feira e Feira Segura
23/11/2020 às 09h43
Atualizada em
Projeto realizado pelo Governo da Bahia, através da SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Sistema Faeb/Senar

 

Os feirantes do município de Maraú, Bahia, receberam o projeto Viva a Feira e Feira Segura, fruto da parceria entre o Governo do Estado, através da SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Sistema Faeb/Senar. A ação viabiliza a continuidade das feiras livres adaptadas de acordo com as orientações de segurança dos órgãos de saúde.

O Sistema Faeb/Senar capacitou todos os feirantes envolvidos no projeto, com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento da feira. Durante o treinamento, foram abordados temas como: segurança alimentar, conservação e armazenamento de alimentos, qualidade e manipulação dos produtos. Além disso, o Senar Bahia explicou sobre a importância do distanciamento social, as práticas e os cuidados com a higiene, o uso permanente das máscaras, luvas, álcool em gel 70%, entre outras técnicas para manter uma feira organizada com todos os padrões sanitários.

Genildo Santos, representante da Associação dos Pequenos Agricultores Rurais dos Baetés, localizada em Maraú, agradeceu a realização da feira e destacou o sucesso da ação no município: “Parabenizo a SDR, o Sistema Faeb/Senar, a Prefeitura Municipal de Maraú e a Secretaria de Agricultura local, por terem trazido para a nossa cidade a feira segura. A ação veio para transformar as nossas vidas. O projeto chegou no tempo exato em que estávamos precisando de apoio para a feira livre não parar". 

Everton Mota, coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural do município, destacou a importância de uma feira segura para a Cidade e para os pequenos Agricultores: ”A iniciativa da SDR, em parceria com o Sistema Faeb/Senar e a Prefeitura Municipal de Maraú, trouxe mais dignidade ao homem do campo. Os feirantes agora podem contar com um novo espaço que atende aos novos padrões de higiene. Depois da capacitação realizada pelo Senar, os feirantes aprenderam a importância das boas práticas de higiene e a necessidade do distanciamento social. Durante a realização da feira, foram observados que os feirantes atraíram mais consumidores. Também ressalto que essa feira é de extrema importância para os pequenos agricultores familiares do município”.

Cleber José Silveira, morador do município e também consumidor, destacou a satisfação com o projeto e com os métodos aplicados para a realização da feira: ”Meus sinceros agradecimentos à SDR, ao Sistema Faeb/Senar e a todos os órgãos que trouxeram a feira segura para Maraú. Estou muito feliz por essa iniciativa, inclusive pelo Governo ter cedido essas barracas para os nossos feirantes que tanto necessitam de ajuda. O distanciamento social foi fundamental para o retorno dos clientes. Nossos agradecimentos ao Governo, ao Sistema Faeb/Senar e a Prefeitura”.

Fonte: Sistema Faeb/Senar