Agropecuária
Jovem baiana, primeira brasileira a ganhar prêmio global da ONU, está confirmada na e-Agro Bahia
04/11/2019 às 09h39
Atualizada em

Anna Luisa criou uma tecnologia que purifica água não-potável usando a luz solar, sem produtos químicos ou filtros descartáveis.

A baiana Anna Luisa Beserra, de 22 anos, primeira brasileira a vencer o prêmio Jovens Campeões da Terra, principal premiação ambiental das Nações Unidas para jovens entre 18 e 30 anos, está confirmada na e-Agro Bahia.

Nascida em Salvador, Beserra começou a desenvolver a tecnologia aos 15 anos, em 2013, depois de ganhar uma bolsa para jovens cientistas oferecida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do governo federal. Ela criou uma tecnologia que purifica água não-potável usando a luz solar, sem produtos químicos ou filtros descartáveis.

Batizado de Aqualuz, o dispositivo foi acoplado em fase de testes a cisternas na região do semiárido do nordeste brasileiro e já garante acesso a água limpa para 265 pessoas.

Em entrevista para a imprensa ela explicou mais sobre o projeto: "É uma metodologia muito fácil e viável para estas regiões. O dispositivo dura 20 anos, em média, e só precisa ser limpo com água e sabão."

Quem for à e-Agro Bahia vai poder ver o Aqualuz funcionando na prática. Mais uma grande atração que chegará com o evento a Vitória da Conquista.

Sobre a e-Agro Bahia Durante três dias, Vitória da Conquista será o principal palco da inovação tecnológica agropecuária na Bahia. De 8 a 10 de novembro, a e-Agro Bahia - Feira de Inovação e Tecnologia Agropecuária, será realizada no Parque de Exposições de Conquista, com entrada gratuita. As Inscrições já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae, pelo endereço bit.ly/e-agro.

O evento, realizado pelo Sistema FAEB/SENAR, Sebrae Bahia, Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC) e diversos parceiros, pretende reunir cerca de cinco mil pessoas, entre produtores rurais, pesquisadores, estudantes, profissionais e empresas ligadas ao agronegócio."A e-Agro tem como principal objetivo apresentar ao produtor rural, seja ele pequeno, médio ou grande, o que há de mais moderno no setor agropecuário e ainda fomentar a geração de negócios durante a Feira.

Vamos levar as tecnologias e inovações existentes no mundo para o Parque de Vitória da Conquista, reunindo em um mesmo espaço empresas do Brasil e do exterior, máquinas de última geração, tecnologias adaptáveis para a nossa realidade e ainda contaremos com uma vasta programação de palestras e mesas redondas para debater os temas ligados ao setor. Certeza que será um evento que vai acrescentar muito aos participantes”, disse o presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda.

Na programação, estão previstos fóruns, palestras, workshops, mesas redondas e reuniões com representantes de entidades do setor. Além disso, o evento apresentará os projetos do Hackathon - Cadeia Produtiva Pecuária de Corte.

A e-Agro ainda permitirá interação entre o público e as tecnologias apresentadas durante o evento, como os óculos de realidade virtual, que permitem ao participante a sensação de estar dentro de uma fazenda através de um vídeo 360º. Um grande telão interativo de realidade aumentada também estará no Parque, colocando o setor agro dentro de um dos pavilhões da Feira. E tem muitas novidades, como um túnel do tempo contando um pouco da história do agro na Bahia.

Clique aqui e faça sua inscrição no evento gratuitamente.

Fonte: Sistema Faeb