SENAR
Município de Feira de Santana recebe seminário eSocial x EFD REINF do Senar Bahia
07/12/2018 às 08h32

O município de Feira de Santana recebeu o Seminário eSocial X EFD Reinf, realizado pelo Sistema Faeb/Senar, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). O evento que já passou por Salvador, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Juazeiro, mobilizou aproximadamente cem produtores rurais e profissionais da área contábil de Feira de Santana, acompanharam as palestras e esclareceram as suas dúvidas sobre a nova forma da prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, que será realizada por meio dos programas do eSocial e da EFD-Reinf.

A analista do Seguro Social, chefe de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal de Feira de Santana, Rosângela Santos; o coordenador da Representação do FGTS da Caixa Econômica Federal, Gustavo Henrique de Almeida Cajueiro; e o chefe da Seção de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho, José Honorino de Macedo Neto, conduziram as palestras sobre o eSocial, que é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Já o EFD-Reinf, consiste na escrituração fiscal digital das retenções e informações da contribuição previdenciária substituída.

eSocial

De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. 

Fonte: Ascom Sistema FAEB