Agropecuária
Parque de Exposição de Feira de Santana vai se transformar em Centro de Referência Nacional
05/11/2021 às 15h31

O Parque de Exposições de Feira de Santana vai abrigar um complexo multiuso. O projeto que prevê a transformação da área, atualmente ociosa, em um centro que funcionará o ano inteiro, atraindo a visitação popular para as mais diversas atividades oferecidas, foi apresentado pela prefeitura de Feira de Santana, nesta sexta-feira, 5, à Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).

A ideia é que o novo espaço, além de promover feiras e exposições agropecuárias, abrigue eventos itinerantes de cunho esportivo, cultural, de entretenimento e educacional. Na área deve funcionar também uma escola rural de níveis médio e superior, para formação de mão de obra qualificada para o campo. “Vamos fazer desse Centro uma referência nacional. A Bahia tem o segundo maior rebanho de equídeos. Por que não explorar esse potencial para atrair o olhar e o investimento do mundo para essa região?”, disse o presidente da CNA, João Martins, elogiando a inovação do projeto e sugerindo a preservação de parte do Parque. “É preciso manter a história, a memória de como tudo começou, mas também é preciso trazer o novo para revolucionar”, salientou.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou que o projeto é um presente não só para Feira de Santana, mas para todo o Estado. “A Bahia está sendo contemplada com mais um Centro de Excelência Nacional. Essa é uma estratégia da CNA, que tem implantado centros de referências em algumas regiões do País. E esse Centro especificamente, que irá formar profissionais para atuar na cadeia da equideocultura, vai refletir positivamente em toda Bahia”, aposta.

De acordo com o projeto, o novo Complexo conta, ainda, com espaço para equoterapia, parque de diversão, museu da agropecuária, restaurantes, área de convivência, entre outros espaços que movimentarão o local 365 dias por ano.

A apresentação reuniu dirigentes do setor agropecuário e do setor público municipal. Também estavam presente a superintendente do Senar, Carine Magalhães; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias; vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura; o assessor Jurídico do Sistema Faeb/Senar, Carlos Bahia; o prefeito de Feira de Santana, Coubert Martins e uma comissão de vereadores do município.

Ascom Faeb/Senar