Agropecuária
População rural de Uruçuca é atendida pelos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher, do Senar Bahia
20/06/2022 às 08h30
Atualizada em
Mais uma ação do Programa Município Parceiro, A iniciativa promove a realização de consultas e exames específicos para os públicos masculino e feminino

Mais de 200 pessoas da zona rural de Uruçuca, no Sul da Bahia, realizaram exames de prevenção ao câncer de próstata (para homens) e de colo do útero (para mulheres). A ação, realizada em duas etapas, integra os programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, do Senar Bahia, executado em conjunto entre o Sindicato Rural de Uruçuca, a Prefeitura Municipal  por meio  de suas Secretarias de Saúde, Educação, Ação Social e Agricultura.


O Senar contratou um laboratório para coleta e leitura do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), realizado em homens com idade acima de 48 anos. Já para no público feminino foi disponibilizado o exame Papanicolau, cuja coleta foi realizada pela equipe da Secretaria de Saúde.


“Realizamos, no dia 31 de maio, mais de 100 exames de PSA e 50 de Papanicolau, com todo o material laboratorial sob a responsabilidade do Senar. Outros 18 exames de PSA e três de Papanicolau ficaram na cota da Secretaria de Saúde. Além desses, também foram realizados testes rápidos que diagnosticam Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como Sífilis, HIV e Hepatite Viral. Já no último dia 14 de junho, dia da entrega dos resultados, disponibilizamos dois médicos urologistas para realização de consultas, exames de toques retal e palestras. Estamos muito satisfeitos com a adesão da população”, pontuou Daniela Lago, Gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia.


Abrangente e interdisciplinar, a ação incluiu atividades socioeducativas. Foi realizada a atualização cadastral no programa Bolsa Brasil; consultas gratuitas com advogados; palestras sobre cacauicultura e também de conscientização, abordando saúde bucal e cânceres de pênis, próstata, mama e colo de útero. Houve, ainda, vacinação, exibição de vídeos e espaço de lazer para as crianças do Programa Despertar.
Tudo isso realizado pelo Senar e Sindicato de Produtores Rurais, com apoio da secretarias de Saúde, Educação, Agricultura e Ação Social.

Fonte: ASCOM Sistema Faeb/Senar