Agronegócio
Produtores rurais de Irecê se unem e criam cooperativa
10/05/2022 às 17h23
Atualizada em
Organismo vai tornar a categoria mais competitiva para colocar produção no mercado

Cientes da importância da organização social para fortalecer o segmento e, consequentemente, abrir novos mercados, produtores rurais da região de Irecê se juntaram para fundar a Cooperativa Agropecuária (Cooagro), que reúne representantes de várias cadeias produtivas, tendo a bovinocultura leiteira como carro chefe. A criação da organização foi fomentada pelo Sindicato de Produtores Rurais de Irecê (Sinpri) e teve o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

A assembleia de fundação, que definiu a elaboração do estatuto, aconteceu nesta segunda-feira (9), com a participação de 44 produtores de leite de diferentes municípios do Território de Identidade de Irecê. O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, prestigiou a fundação da Cooagro e ministrou, na ocasião, a palestra sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento social e econômico.

“Quando juntamos vários pequenos nos tornamos um grande, com poder de nos posicionar melhor, seja para compra de insumos com menor preço, seja para ofertar o nosso produto a outros mercados. O produtor rural precisa fortalecer o outro para, assim, fortalecer o setor, por isso a importância do associativismo e cooperativismo. Esse é o sistema mais perfeito do mundo. Só não dará certo se os cooperados fazerem as coisas erradas. É necessário a participação de todos, de forma efetiva, na gestão, nos deveres e direitos”, destacou o presidente da Faeb, que apresentou dados do cooperativismo no mundo, no Brasil e na Bahia.

Para o presidente do Sinpri, João Gonçalves, o ato marca um momento histórico das diferentes cadeias produtivas da agricultura e pecuária do Território de Irecê, em especial da bovinocultura de leite. “Há cerca de 30 anos que escuto os produtores falarem da importância e necessidade da organização da cadeia leiteira.

Cresci e envelheci ouvindo isso, mas nunca vi a atitude de agir para que isso se tornasse uma realidade. Diante disso, na primeira oportunidade que me deram, apresentei a proposta aos meus pares do Sindicato e da comissão de produtores de leite e com o apoio dos mesmos, definimos o plano de trabalho e, em menos de 30 dias, entregamos a Cooagro aos produtores. Vamos manter o apoio técnico e institucional para a cooperativa dar os seus primeiros passos e acredito muito que já nos próximos meses, se inicia o fluxo de muitas coisas boas a favor do desenvolvimento da cadeia leiteira na região, otimizando a produção, com melhores estratégias de negócios para o setor”, disse. 

Também participaram do evento o professor Holdegar Mendes e Alan França, secretários de agricultura e de governo da cidade de Irecê, respectivamente; e secretário de agricultura de Lapão, Orestes Mariano.

Conheça o Conselho Deliberativo eleito para o próximo quadriênio:

Diretor Presidente: Marcos Alves

Diretor Vice-presidente: Marcilio de Oliveira Belo

Diretora Secretária: Rosimere Santana

Diretor Financeiro: Washington Queiroz

Diretor de Patrimônio: Wendel Moitinho

Diretor de Articulação Institucional: Ricardo Lordelo Nunes

Diretor Técnico: Tiago Brandão

Suplente do Conselho Deliberativo: Eduardo Chaves.

 

Também foi eleito para o mandato de dois anos, o Conselho Fiscal formado por:

Presidente: Magno Dourado

Vice-presidente: Valterlanio Rodrigues

Relator: Dagner de Castro

Suplentes: Eugênio Matos da Silva Dourado, Odair Santos e Wagner Nascimento.

 

Fonte: Sistema Faeb/Senar