Agropecuária
Programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural chegam a Itapetinga
29/06/2022 às 17h31
Atualizada em
Ação faz parte do Programa Município Parceiro e é realizada pelo Senar, Prefeitura e Sindicato Rural

Levar atendimento médico especializado aos públicos masculino e feminino residentes no campo. Esse é o objetivo dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural, do Senar Bahia, que chegou nesta quarta-feira (29) ao município de Itapetinga, realizando exames em produtores e trabalhadores rurais, estendendo-se às famílias e público afim.
Mais de 100 homens foram submetidos ao teste de PSA, que auxilia no diagnóstico do câncer de próstata; e 71 mulheres realizaram o Papanicolau, que diagnostica o câncer de colo de útero. Quase 100 pessoas se submeteram aos testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a exemplo de Sífilis e HIV.
A ação integra o programa Município Parceiro, executado em conjunto com a Prefeitura e o Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga. “Além dos exames, coletados pela equipe de enfermagem, os pacientes passaram por consultas eletivas. Hoje, disponibilizamos serviços clínicos, oftalmológicos, odontológicos e vacinas meningocócica c, influenza, covid, hepatite, e sarampo”, pontuou a coordenadora pedagógica do Senar Bahia, Jaqueline Érrico, presente na ação.  


Segundo o presidente do Sindicato Rural, Eder Rezende, a iniciativa abrande também as áreas social e de educação. “Auxiliamos na regularização dos cadastros de programas sociais; na elaboração de carteiras do SUS e, ainda, propormos o momento de conscientização e aprendizagem, através da realização de palestras sobre temas pertinentes, como segurança do trabalho, saúde bucal, tuberculose e hanseníase”, observou.
Além de Itapetinga, os programas já chegaram aos municípios de Campo Formoso, Uruçuca e Piritiba.

Ascom Faeb/Senar