SENAR
Projeto Campo Futuro faz primeiros levantamentos de custos de produção em 2019
23/04/2019 às 14h38
Atualizada em

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou na terça (23) os primeiros painéis de custos de produção de 2019. A iniciativa faz parte do Projeto Campo Futuro, que faz o levantamento detalhado de informações de diferentes atividades agropecuárias juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e centros de pesquisa.

Na terça (23) e na quarta (24), os painéis serão realizados em Sergipe para a pecuária de leite, em Nossa Senhora da Glória, no sindicato rural do município, e em Aracaju, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese), respectivamente. Participarão dos encontros os técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), produtores e lideranças rurais.

Na quinta (25) e na sexta (26), os painéis serão de fruticultura no Vale do são Francisco. O primeiro dia de levantamentos de custos de produção será de manga e uva, no Sindicato Rural de Petrolina. Os demais painéis serão em Juazeiro (BA), também para manga e uva, no Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, com o apoio de representantes do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).

O Projeto Campo Futuro busca aliar a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, gerenciamento de riscos de preços e da produção, para auxiliar os produtores rurais nas tomadas de decisões no dia a dia da sua atividade.

Além dos levantamentos em cada município, o projeto analisa a evolução mensal dos custos de produção regionais, e periodicamente gera análises sobre a rentabilidade das atividades agropecuárias.

Fonte: CNA