Agronegócio
Projeto Feira Segura e Viva a Feira em Floresta Azul, mais uma ação do Sistema Faeb/Senar e Governo do Estado/SDR
15/09/2020 às 11h02
Atualizada em

 

O projeto Viva a Feira e Feira Segura foi realizado nesse final de semana no município de Floresta Azul. Foram 40 barracas padronizadas, higienizadas e devidamente separadas, mantendo o distanciamento social determinado pelo Ministério da Saúde.

Todos os feirantes foram capacitados pelo Senar Bahia, com treinamentos respeitando as novas medidas de segurança alimentar. Foram disponibilizados kits com álcool em gel, máscaras em tecido, camisas, etiquetas para as embalagens individuais dos produtos e tudo para deixar o consumidor satisfeito, promovendo segurança para quem vende e para quem compra.

O feirante Nilton Amorim da Silva parabenizou o treinamento oferecido pelo Senar Bahia. ”O curso foi importante porque nos ensinou como fazer a higienização dos alimentos e também como atender os nossos clientes de forma segura. Com essa pandemia precisamos nos prevenir ainda mais e nos preparar para enfrentar esse momento com todos os cuidados sanitários”.

A instrutora prestadora de serviços do Senar Bahia, Luanna Fróis Mafra Magalhães, falou sobre o sucesso da feira e a adaptação dos feirantes durante o treinamento. “Foi excelente, muito dinâmico, conseguimos envolver e convencer os feirantes sobre a importância para a mudança do sistema de comercialização nas feiras livres. O projeto Feira Segura e Viva a Feira em Floresta Azul, supriu todas as minhas expectativas com relação a organização e o apoio da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura do município.  Os feirantes seguiram rigorosamente o que aprenderam no treinamento do Senar Bahia, mas é a população que também precisa se adaptar e apoiar o novo sistema de comercialização”, ressaltou.

Agnaldo Batista Oliveira, que também é feirante, ficou bastante satisfeito com os resultados obtidos na cidade. ”Floresta Azul merecia receber uma feira organizada como esta. As barracas estão padronizadas, limpas e higienizadas e isso atrai mais o cliente. O treinamento foi muito bom e aprendi muito com o Senar Bahia”.

O projeto Viva a Feira e Feira Segura é mais uma ação da parceria entre o Sistema Faeb/Senar e o Governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e tem como objetivo apoiar os municípios a adequarem as feiras livres às normas de saúde.

Fonte: Sistema Faeb/Senar