SENAR
Senar Bahia realiza treinamento sobre cacau em Valença
29/09/2022 às 16h36
Alinhamento técnico integra o Programa de Capacitação de instrutores da entidade

O Centro de Treinamento da Ceplac em Valença é palco para o Curso destinado à cacauicultura para os instrutores que ministram treinamentos nesta cadeia produtiva. O alinhamento técnico, promovido pelo Senar Bahia, começou no dia 26 de setembro e vai até o dia 30 do mesmo mês. O objetivo é ampliar o conhecimento dos instrutores do Senar em relação ao cultivo, adubação tratos culturais, enxertia e mecanização do cacau, nos diferentes sistemas de plantio, com foco no cumprimento à legislação vigente, referente a preservação do meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador rural.

A Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil e tem investido em atualizações da matriz tecnológica, com técnicas de cultivo diferenciadas e produção de amêndoas de qualidade. O fruto, matéria-prima do chocolate, cumpre importante papel econômico e social no Estado, sobretudo na região sul.

O treinamento incluiu atividades teóricas e práticas, com visita à área de plantio de cacau a pleno sol, além da execução do manejo da cultura. O encontro é também palco para discussões para construção de planos e projetos de médio e longo prazo que permitam o desenvolvimento da produção como um todo, com competitividade, sustentabilidade e expansão da produtividade.