SENAR
Senar e Receita Federal lançam vídeos sobre eSocial e EFD-Reinf
18/11/2021 às 09h09
Atualizada em

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou uma nova série de vídeos feitos em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) sobre o eSocial e a Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituta (EFD-Reinf), com o objetivo de auxiliar os produtores rurais no envio de informações nos dois sistemas.

O material está em formato de videoaulas gravadas pelo auditor fiscal da RFB, Eduardo Tanaka, em que ele aborda cinco temas: Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF); Folha de Pagamento do Produtor Rural Pessoa Física no eSocial; Aquisição da Produção Rural; Comercialização da Produção Rural (PRPF); Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários (DCTFWeb); e Módulo Simplificado Segurado Especial.

O eSocial padroniza o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas pelos produtores rurais, para geração dos encargos obrigatórios a serem recolhidos em guias próprias, assim como as demais categorias econômicas.

Já o EFD-Reinf reúne as informações referentes à movimentação e faturamento dos produtores pessoas jurídicas/agroindústrias.

Os vídeos podem ser acessados na página especial do eSocial do Sistema CNA/Senar.  

Fonte: CNA Brasil