SENAR
Senar Bahia e Sebrae assinam convênio para a Retomada da Economia da Pecuária Leiteira e Fruticultura
11/02/2021 às 16h44
Atualizada em

O Senar Bahia e o Sebrae assinaram hoje um Convênio de Cooperação Técnica e Financeira para iniciar um importante projeto para ajudar os produtores rurais baianos que mais foram afetados com os impactos econômicos da pandemia. O projeto “Retomada da Economia na Pecuária Leiteira e Fruticultura”, começará em fevereiro deste ano e seguirá até julho de 2022. O objetivo é contribuir para a sustentabilidade dos empreendimentos rurais mais atingidos pelos reflexos econômicos de 2020, através de um pacote integrado de ações de fomento à inovação, difusão de tecnologias e análise financeira da atividade mediante as alterações do mercado. 

O presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, ressaltou a importância dessa nova parceria com o Sebrae para o agronegócio baiano e também explicou como o projeto de retomada irá funcionar na prática. “Vamos levar para o campo um pacote de ações com Assistência Técnica e Gerencial; consultoria nas cadeias produtivas e também com especialistas em assessoria econômica, para ajudar produtores em questões financeiras, como endividamento; oficinas práticas; as mais diversas análises laboratoriais - das mais simples, como a de solo, até a de resíduo de agrotóxico, para os produtores que já exportam sua produção”, explicou Humberto.

O superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou sobre as futuras ações e a parceria com o Senar Bahia. “Estamos em um ano desafiador, em virtude dessa pandemia que se instalou no mundo, e hoje assinamos esse convênio em parceria com o Senar Bahia, com o objetivo de fazer cada vez mais pelo fortalecimento da economia baiana. No nosso estado aproximadamente 80% das cidades vivem em função da agricultura, com esse convênio vamos efetivar a questão da retomada da pecuária leiteira e da fruticultura e garantir impactos positivos na maior parte da Bahia”, destacou.

A assinatura do documento aconteceu na sede do Sistema FAEB/SENAR, e contou também com as presenças  da superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; com o diretor Técnico do Sebrae Bahia,  Franklin Santana Santos; com o diretor Administrativo Financeiro do Sebrae Bahia, José Cabral Ferreira; com o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias; com o vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Guilherme Moura; com a coordenadora de Agronegócios do Sebrae Bahia, Adriana Moura; com o coordenador de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Bahia, Mauricio de Carvalho; com o  Gerente de Projetos Especiais e Mercados do Sebrae Bahia, Vitor Lopes; com o Gerente de Assistência Técnica e Programas do Senar Bahia, Gabriel Menezes; e os Assessores Jurídicos do Sistema Faeb/Senar, Carlos Bahia e Raisa Lopes.

Fonte: Ascom Sistema FAEB/SENAR