FAEB
Sistema Faeb finaliza ciclo de reuniões regionais itinerantes na Bahia, em Feira de Santana
12/09/2018 às 17h16
Atualizada em

A diretoria do Sistema Faeb realizou na manhã desta quarta-feira (12) a última reunião regional de 2018 com os Sindicatos dos Produtores Rurais da Bahia. O encontro aconteceu no Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia em Feira de Santana e reuniu sindicatos da região do semiárido. Na pauta, as demandas da agropecuária local trazidas pelos presidentes dos sindicatos, além de troca de experiências, discussões e planejamento de ações para 2019, como veio acontecendo durante todo o segundo semestre deste ano, em todas as regiões do estado.

“Estamos fechando esse ciclo de reuniões regionais e saímos daqui levando uma série de demandas, reivindicações, ideias e sugestões dos sindicatos, tanto para nortear ações na Federação, quanto para compartilharmos com a CNA, em âmbito nacional. O intuito é colaborar com esse novo momento que vivemos no sindicalismo brasileiro, de modernização e reinvenção desse sistema. A reunião foi extremamente participativa e construtiva”, afirmou presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Humberto Miranda.  

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piritiba, Edivaldo Dias de Souza, destacou que “nessas reuniões temos a oportunidade de discutir assuntos pertinentes à realidade da nossa região, falar sobre as nossas peculiaridades, que exigem ações específicas”.

Para João Gonçalves, presidente do Sindicato dos Produtores de Irecê, a reunião é uma oportunidade para que os sindicatos falem sobre suas demandas e também troquem ideias, num momento bastante oportuno. “A partir dessas discussões poderemos construir novos caminhos para os sindicatos, uma vez que estamos enfrentando, em nível de Brasil, importantes mudanças no processo de estruturação, da logística e do financiamento das atividades sindicais. Através das capacitações e da assistência técnica o Sistema Faeb/Senar vem transformando a vida de muitos produtores rurais para melhor, e, com certeza, o fortalecimento dessas ações vai ajudar a agropecuária a crescer ainda mais”.   

Durante a reunião, também foi realizado o alinhamento das ações para 2019, a exemplo dos programas de Formação Profissional Rural e Assistência Técnica oferecidos pelo Sistema Faeb, com o apoio dos sindicatos. A equipe técnica do Senar Bahia apresentou as diretrizes para desenvolvimento do Planejamento Anual de Trabalho do Senar (PAT).

Também participaram do encontro os sindicatos rurais de Feira de Santana, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Serrinha, Valente, Cipó, Ruy Barbosa, Tucano, Itaberaba e Ipirá.

Do Sistema Faeb, a reunião também contou com a participação do vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Guilherme Moura; do assessor Jurídico da Federação, Carlos Bahia; do vice-presidente Administrativo Financeiro da Federação, Edson Diogo Moniz; do gerente de Programas do Senar Bahia, Carlos Rio; além de técnicos do Sistema e mobilizadores dos sindicatos rurais.

Fonte: Ascom Sistema Faeb