Agronegócio
Sistema Faeb/Senar lança programa para fortalecimento dos Sindicatos dos Produtores Rurais da Bahia
05/08/2021 às 17h30
Atualizada em



Em reunião virtual realizada nesta quinta-feira, com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e dos presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais da Bahia, foi lançado hoje pelo Sistema Faeb/Senar o programa de Qualificação e Reestruturação dos Sindicatos dos Produtores Rurais baianos.

O lançamento foi conduzido pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda. "Nós temos um desafio gigante pela frente, e precisamos estar preparados para isso. O setor agropecuário baiano tem uma importância enorme pra nosso estado e nosso trabalho precisa acompanhar esse crescimento na ponta, no campo, nos Sindicato. Atualmente, já atendemos em média 150 mil pessoas por ano e esse, certamente, é um número que vai aumentar nos próximos anos. E nós, da Faeb, Senar e Sindicatos precisamos estar prontos para isso", explicou Humberto Miranda, presidente do Sistema Faeb/Senar.


O presidente da CNA, João Martins, também reforçou a importância desse novo programa lançado pelo Sistema Faeb/Senar. "A Bahia já é uma potência na agricultura e pecuária, com muita pujança em todas as regiões do estado, mas ainda temos um grande espaço para ocupar, para desenvolver. E isso só vai acontecer com inovação e tecnologia. E para isso, é fundamental que os produtores estejam organizados. E os Sindicatos têm um papel fundamental nessa organização. Nunca em nossa história estivemos tão preparados para termos um sindicalismo tão forte como hoje. A oportunidade é agora. O momento é agora", pontuou Martins.

O programa de Qualificação e Reestruturação dos Sindicatos nasce com o objetivo de proporcionar aos dirigentes e colaboradores sindicais ferramentas que contribuam para o aperfeiçoamento organizacional, gerencial, financeiro, tecnológico e estrutural dos Sindicatos, através de treinamentos, capacitações e investimento em estrutura e infraestrutura para melhoria na prestação de serviços e atendimento aos produtores rurais.


As ações já vão começar em agosto, com um equipe de consultores qualificados para fazer diagnóstico personalizado de cada Sindicato que será atendido (só irão participar do programa de Qualificação os Sindicatos regularizados). Cinco pilares vão nortear todas as ações no campo: organização social, comunicação, inovação, infraestrutura e capacitação.

A iniciativa foi recebida com muito entusiasmo pelos presidentes que participaram da reunião de lançamento. "Estamos animados para começar essa ação. O Sindicato de Eunápolis está preparado para a receber a equipe dos consultores e começar mais esse momento de transformação sindical", disse, animada, Eliane Meneses, presidente sindical.

Participaram do lançamento a diretoria do Sistema Faeb/Senar, assessores da instituição e lideranças agropecuárias da Bahia.

Fonte: Sistema Faeb/Senar