CONHEÇA O SENAR
Foi criado pela Lei 8.315, de 23 de dezembro de 1991, nos termos do Artigo 62 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, prevendo sua criação nos moldes do SENAI e SENAC, tendo sido regulamentado pelo Decreto 566, de 10 de junho de 1992.
Em nível nacional, está vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e é administrado por um Conselho Deliberativo, constituído por representantes dos Produtores e Trabalhadores Rurais e do Governo.
Na Bahia, vincula-se à FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DA BAHIA – FAEB, sendo dirigido por um Conselho Administrativo, composto por representações das Classes de Produtores e de Trabalhadores Rurais do Estado e um representante do SENAR Central. Este Conselho exerce a direção superior e a normatização das atividades do SENAR no Estado, quanto ao planejamento, diretrizes e políticas institucionais, controle e avaliação de toda a instituição.
Possui, ainda, um Conselho Fiscal, constituído de representantes dos Produtores e Trabalhadores Rurais e do SENAR Central, que fiscaliza toda a parte financeira e orçamentária da instituição.
Foi instalado, neste Estado, em 31 de março de 1993, tendo iniciado seus trabalhos a partir de junho de 1993, quando realizou seus primeiros cursos e treinamentos.
O SENAR baseia suas ações em princípios e diretrizes estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho – OIT, nas políticas do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional – CINTERFOR, formuladas durante reuniões de comissões técnicas, nas políticas dos Ministérios do Trabalho e da Agricultura e nas diretrizes emanadas pela CNA.
OBJETIVOS
Organizar, administrar e executar as ações educativas da FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL e das atividades de PROMOÇÃO SOCIAL da população rural no âmbito do Estado da Bahia; assistir entidades empregadoras em seus programas de qualificação profissional rural; estabelecer e difundir para o Estado as metodologias próprias para o ensino da formação profissional rural; e, coordenar, supervisionar e fiscalizar todo o processo de Formação Profissional Rural e da Promoção Social.
CURSOS
Inscrições: Para participar dos eventos promovidos pelo SENAR, você deverá se enquadrar na clientela atendida pela instituição: produtor rural que trabalhe em regime de economia familiar, trabalhador rural e seus familiares.
Para maiores informações, procure o Sindicato Rural ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua região ou, na ausência deles, a instituição local mais próxima que tenha convênio com o SENAR do seu Estado.
Administrações Regionais do SENAR
ÁREAS DE ATUAÇÃO:
FPR – FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL
Processo educativo, não formal, participativo e sistematizado, que possibilita ao Homem a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma ocupação.
Trabalhando de acordo com a realidade do mercado de trabalho, o SENAR relaciona abaixo 8 (oito) linhas de ação, as quais vêm sendo estruturadas suas ocupações.
Linha de Ação: conjunto de áreas ocupacionais pertinentes aos sub-setores próprios da economia do meio rural.
• Agricultura
• Pecuária
• Silvicultura
• Aquicultura
• Extrativismo
• Agroindústria
• Atividades de Apoio Agro-Silvo-Pastoril
• Atividades Relativas à Prestação de Serviços
PS – PROMOÇÃO SOCIAL
A Promoção Social (PS) é um processo educativo, não-formal, participativo e sistematizado, que visa ao desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais do trabalhador rural e de sua família, numa perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade.
As atividades de Promoção Social passíveis de serem conduzidas pelo SENAR foram agrupadas em grandes Linhas de Ação, assim definidas:
• Alimentação e Nutrição
• Apoio às Comunidades Rurais
• Artesanato
• Cultura, Esporte e Lazer
• Educação
• Organização Comunitária
• Saúde