Desde 2005, o Programa Despertar vem ampliando o papel social do Senar Bahia, tendo como objetivo promover a educação voltada para a responsabilidade social, em busca de alavancar mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental. O programa atende aos alunos da Educação do Campo, do Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas transversais: meio ambiente, ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. Assim, o Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania,

Material Didático

Para que isso seja possível, o programa possui um material didático personalizado, atualizado constantemente em parceria com educadores, pedagogos e especialistas.

Formação do Educador

Professores, Coordenadores e Diretores são capacitados permanentemente através de encontros, seminários, dias de campo e trocas de experiências socioambientais.

Atividades Complementares

Também são fundamentais as experiências fora de sala de aula com os estudantes. De forma programada são realizados dias de campo, trilhas interpretativas, caminhadas ecológicas e de mobilização social nas comunidades, oficinas de reaproveitamento de resíduos, separação do lixo, além do cultivo de horta nas escolas.

Clique AQUI e veja os municípios que estão sendo atendidos pelo Despertar. Se você quiser participar dos programas do SENAR BAHIA, procure o Sindicato dos Produtores Rurais da sua região ou entre em CONTATO!

 

CONCURSO DESPERTAR 2018

RETIFICAÇÃO DO EDITAL  – 2.3. DAS INSCRIÇÕES

RETIFICAÇÃO DO EDITAL – 3.7. DAS PREMIAÇÕES DA CATEGORIA DESENHO

RETIFICAÇÃO DO EDITAL

EDITAL CONCURSO DESPERTAR 2018

ANEXO I – CESSÃO ALUNOS E AGENTES

ANEXO II – TRAJETÓRIA DO AGENTE

ANEXO III – CESSÃO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA E COORDENADOR

ANEXO IV – PORTFÓLIO  COORDENADOR

PORTARIA 054-2018 – COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO CONCURSO