CONCURSO – PROGRAMA DESPERTAR 2023
EDITAL DO CONCURSO DESPERTAR 2023
O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.
O Programa Despertar é realizado em parceria entre o SENAR-AR/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais.
ATENDIMENTO DO PROGRAMA
Em 2019, o Programa Despertar envolveu 72 municípios da Bahia e 1086 escolas do campo. O Despertar promoveu a educação continuada para 7.258 professores, atendeu diretamente 110.877 alunos. Em 2020 está atendendo a 70 municípios, 1107 escolas, 6.792 professores e 107.523 alunos. O Senar/BA atende indiretamente através do Programa Despertar à aproximadamente 300 mil habitantes do meio rural.
MUNICÍPIOS ATENDIDOS
Núcleo 1
Ipiaú
Itagibá
Jequié
Poções
Ubatã
Boa Nova
Maracás
Barra do Rocha
Núcleo 12
Itapebi
Medeiros Neto
Itabela
Belmonte
Santa Luzia
Porto Seguro
Núcleo 3
Ibicui
Iguaí
Itororó
Macarani
Núcleo 4
Ipirá
Miguel Calmon
Mundo Novo
Piritiba
Pintadas
Caldeirão Grande
Ourolândia
Núcleo 5
Nazaré
Ituberá
Teolândia
Gandu
Santo Antônio de Jesus
Taperoá
Nova Ibiá
Núcleo 6
Barra da Estiva
Ibicoara
Mucugê
Palmeiras
Bonito
Seabra
Itaberaba
Boa Vista Do Tupim
Núcleo 7
Araci
Teofilândia
Valente
Riachão Do Jacuipe
Santo Amaro
Santo Estevão
Cruz Das Almas
Serrinha
Muritiba
Núcleo 8
Bom Jesus Da Lapa
Lem
Cotegipe
Wanderley
Correntina
Barreiras
Núcleo 9
Andorinha
Quixabeira
Senhor Do Bonfim
Casa Nova
Sento Sé
Antônio Gonçalves
Campo Formoso
Juazeiro
Núcleo 10
Ilhéus
Canavieiras
Uruçuca
Coaraci
Barro Preto
Buerarema
Ibicarai
METODOLOGIA DO PROGRAMA
A metodologia do Programa Despertar, baseada na Pedagogia por Projeto em Educação socioambiental, com ênfase na pesquisa, e tem respaldo na Metodologia Freiniana “Aprender a fazer fazendo”, preconizada pelo SENAR. Assim, o trabalho da educação contextualizada supõe um itinerário pedagógico que parte do conhecimento da realidade do estudante, problematiza essa realidade e organiza novos saberes, os quais amparam o processo de transformação da realidade e respaldam a metodologia do Senar/Despertar.
TEMA DO ANO
Todo o ano o Programa Despertar tem um tema gerador e transversal para trabalhar e incentivar a elaboração dos projetos socioambientais das escolas. Dessa forma, é possível garantir o uso dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores, promovendo a reflexão e a expressão de conceitos e valores básicos para a democracia e cidadania, trabalhados de modo coordenado e contextualizado. Assim, em 2019, o Programa Despertar elegeu o tema: “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”. Para o ano de 2020 foi mantido o mesmo tema de 2019, porém, com foco em ações voltadas à “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”.
A escolha do tema demonstra a importância do estudo das cadeias produtivas locais, o papel do produtor rural na produção dos alimentos que chegam a nossa mesa, o uso da tecnologia no campo e as práticas sustentáveis de agricultura e pecuária, além da valorização das comunidades campesinas e a promoção do empreendedorismo no campo.
AÇÕES REALIZADAS
No Programa Despertar muitas ações são realizadas pelos municípios sem a contrapartida do SENAR. As ações são planejadas no Plano de Ação da Coordenação Municipal nos 6 eixos estratégicos cujas ações são executadas pelas escolas.
Eixos Estratégicos:
- Gestão democrática e Políticas Públicas em Educação Ambiental;
- Currículo;
- Infraestrutura e Espaço Físico Sustentável;
- Produção Sustentável;
- Ações Ecológicas, Saúde e Qualidade de Vida;
- Comunicação/Visibilidade e Parcerias.
MATERIAL DIDÁTICO
Os materiais instrucionais do Programa Despertar são elaborados para professores e estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Todos os materiais são elaborados com o objetivo de contribuir para as reflexões sobre a Educação Socioambiental em sala de aula. Os materiais didáticos possuem ícones elaborados especialmente para o programa e que proporciona a contextualização local, a pesquisa e a promoção de reflexões acerca da temática discutida. Os personagens do Programa contidos no material didático contribuem para a interação dos estudantes e foram escolhidos para atender a diversidade, a questão de gênero e as características dos estudantes da Bahia.
AGENTE DESPERTAR
O Agente Despertar é uma ação de Protagonismo Infanto-Juvenil cujo objetivo é a formação de novas lideranças nas escolas do campo. As escolas participantes do Programa Despertar devem promover eleições com alunos do 3º ao 9º ano que queiram se candidatar, trabalhando questões relacionadas à Ética, Cidadania, Direitos e Deveres, Estatuto da Criança e do Adolescente, utilizando como referência a Cartilha do Agente Despertar. Após a eleição e posse, os agentes elaboram um Plano de Ação para organizar as atividades a serem realizadas, participam de encontros de Educação Ambiental nos municípios e se evolvem ativamente nos projetos de Educação Socioambiental elaborado pelas escolas e comunidades rurais. Atualmente temos 1107 Agentes Despertar eleitos pelo voto direto nas escolas do Programa Despertar
PLANO DE AÇÃO PROGRAMA DESPERTAR NA PANDEMIA
No dia 01/06 foi lançado o Plano de Ação com Atividades Remotas na Pandemia da COVID-19. A partir do lançamento no dia 01 todas as ações foram direcionadas por meio deste plano.
Em virtude do cenário de pandemia, devido ao Novo Coronavírus (Covid-19), as escolas de todo o país, por medida de segurança, suspenderam suas atividades presenciais. Em decorrência da incerteza em relação ao período de retorno às aulas com estudantes, os municípios estão promovendo atividades remotas tentando reduzir a falta de interação entre estudantes, professores e suas famílias
Nessa perspectiva, os Coordenadores Municipais que participam do Programa Despertar do Senar Bahia, consideram importante manter as atividades com o tema: Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo( inovação, tecnologia e sustentabilidade) fortalecendo a semente plantada pelo Despertar por meio do uso dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), dentre eles: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Saúde e as propostas de desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a adoção dos OD (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), Agenda 2030 que promove ações nos 71 municípios parceiros do Programa.
O Plano de Ação com Atividades Remotas na Pandemia da Covid-19 do Programa Despertar contempla sugestões que fortalecem as atividades planejadas e desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Educação e contribui para o desenvolvimento de caminhos pedagógicos com propostas contextualizadas e significativas para a Educação do Campo.
O Plano de Ação com Atividades Remotas na Pandemia da Covid-19 promovido pelos Coordenadores Municipais do Programa Despertar/Senar Bahia é uma ação conjunta de 71 municípios que em razão do novo cenário mundial da Pandemia do novo Coronavírus propõem ações remotas que possam atender a coordenadores municipais, gestores escolares, professores e estudantes da Educação do Campo neste momento de distanciamento social.
Serão propostas diversas ações dentro dos 6 Eixos trabalhados no Programa Despertar: Gestão Democrática e Políticas Públicas em Educação Ambiental (1); Currículo (2); Infraestrutura e Espaço Físico Sustentável (3); Produção Sustentável (4); Ações Ecológicas, Saúde e Qualidade de Vida (5); Comunicação/Visibilidade e Parcerias (6). As ações serão promovidas pelos Coordenadores Municipais.
As ações foram sugestões dos Articuladores de Núcleos que coletaram informações com os 70 municípios e elencaram as principais atividades, que estão sendo implantadas de acordo com a realidade educacional de cada localidade que participa do Despertar.
CONCURSO ESTADUAL
O Senar/BA realiza anualmente o Concurso Regional nas categorias Desenho, Produção Textual, Produção de Vídeo (Agente Despertar), Esperiência Pedagógica do Professor e Portfólio do Coordenador Municipal, valorizando as melhores práticas e trabalhos desenvolvidos pelos municípios atendidos.
VENCEDORES – CATEGORIA DESENHO
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
ANA LIZ ARAÚJO DOS SANTOS | JEQUIÉ |
ARTHUR GOMES SAMPAIO | MIGUEL CALMON |
DANIEL ROCHA REIS FILHO | POÇÕES |
HAMAN MORAIS LEAL | IGUAÍ |
ISRAEL SANTOS ARAÚJO | MEDEIROS NETO |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 4º E 5º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
DAVID DA SILVA BRITO | POÇÕES |
SARAH CRISTINA MEIRA OLIVEIRA | BONITO |
SOFIA DE ALMEIDA SANTANA | ITAGIBÁ |
TAIAN SALES NICACIO | JEQUIÉ |
YURE HENRY ALMEIDA RIBEIRO | GANDU |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º AO 9º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
AILLA JANESSA SANTOS LIMA | OUROLÂNDIA |
EVELI CAROLINA REIS | TEOLÂNDIA |
GABRIEL DAS NEVES OLIVEIRA | BARRA DA ESTIVA |
NAIARA GONÇALVES NASCIMENTO | POÇÕES |
STEFANNY SOUZA DA SILVA | MIGUEL CALMON |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 3º AO 5º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
ANA CLARA NERY DE SOUZA | MIGUEL CALMON |
LAIANE JESUS BARRETTO | BOA VISTA DO TUPIM |
MAGNO SILVA DOS SANTOS | VALENTE |
MONICK STÉFANE LIMA OLIVEIRA | RIACHÃO DO JACUÍPE |
PALOMA CAETETÉ DE SOUZA | POÇÕES |
VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 6º AO 9º ANOS
ESTUDANTE | MUNICÍPIO |
ANA LUIZA LIMA DE ALMEIDA | RIACHÃO DO JACUÍPE |
MICHAEL SANTOS FERREIRA | SENHOR DO BONFIM |
MISLENE RIBEIRO DA SILVA | POÇÕES |
OSENILDO BRITO DE SOUZA | COTEGIPE |
THIERRY REIS DE OLIVEIRA | MIGUEL CALMON |
VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
PROFESSOR | MUNICÍPIO |
CARMELINA GONÇALVES DO NASCIMENTO | MIGUEL CALMON |
CLAUDIA GEANE DOS SANTOS CARNEIRO | RIACHÃO DO JACUÍPE |
CRISLANE GALVÃO NOVAES | MUCUGÊ |
DEUSDELIA DA SILVA NOVAIS EVANGELISTA | POÇÕES |
REINIVALDO ARAÚJO LIMA | VALENTE |
VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA
Municípios com maior número de Experiências Pedagógicas válidas
MUNICÍPIO | Nº DE EXPERIÊNCIAS |
MUCUGÊ | 14 |
JUAZEIRO | 13 |
VENCEDORES – CATEGORIA PORTFÓLIO DO COORDENADOR
MUNICÍPIO | COORDENADOR |
ITORORÓ | MARIA NEUSA MOREIRA SILVA |
MIGUEL CALMON | CAMILA CARVALHO DE ARAÚJO |
POÇÕES | RAFAEL FREITAS BRITO |
RIACHÃO DO JACUÍPE | PAULA FRANCE OLIVEIRA MASCRENHAS |
VALENTE | NADJA SILVA DOS SANTOS
URÂNIA R. MAGALHÃES |