O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do SENAR-AR/BA, implantado em abril de 2005, com o objetivo de promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.

O Programa Despertar é realizado em parceria entre o SENAR-AR/BA, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais.

 

ATENDIMENTO DO PROGRAMA

Em 2019, o Programa Despertar envolveu 72 municípios da Bahia e 1086 escolas do campo. O Despertar promoveu a educação continuada para 7.258 professores, atendeu diretamente 110.877 alunos. Em 2020 está atendendo a 70 municípios, 1107 escolas, 6.792 professores e 107.523 alunos. O Senar/BA atende indiretamente através do Programa Despertar à aproximadamente 300 mil habitantes do meio rural.

 

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

Núcleo 1

Ipiaú

Itagibá

Jequié

Poções

Ubatã

Boa Nova

Maracás

Barra do Rocha

Núcleo 12

Itapebi

Medeiros Neto

Itabela

Belmonte

Santa Luzia

Porto Seguro

Núcleo 3

Ibicui

Iguaí

Itororó

Macarani

Núcleo 4

Ipirá

Miguel Calmon

Mundo Novo

Piritiba

Pintadas

Caldeirão Grande

Ourolândia

Núcleo 5

Nazaré

Ituberá

Teolândia

Gandu

Santo Antônio de Jesus

Taperoá

Nova Ibiá

Núcleo 6

Barra da Estiva

Ibicoara

Mucugê

Palmeiras

Bonito

Seabra

Itaberaba

Boa Vista Do Tupim

Núcleo 7

Araci

Teofilândia

Valente

Riachão Do Jacuipe

Santo Amaro

Santo Estevão

Cruz Das Almas

Serrinha

Muritiba

Núcleo 8

Bom Jesus Da Lapa

Lem

Cotegipe

Wanderley

Correntina

Barreiras

Núcleo 9

Andorinha

Quixabeira

Senhor Do Bonfim

Casa Nova

Sento Sé

Antônio Gonçalves

Campo Formoso

Juazeiro

Núcleo 10

Ilhéus

Canavieiras

Uruçuca

Coaraci

Barro Preto

Buerarema

Ibicarai

 

METODOLOGIA DO PROGRAMA

A metodologia do Programa Despertar, baseada na Pedagogia por Projeto em Educação socioambiental, com ênfase na pesquisa,  e tem respaldo  na Metodologia Freiniana  “Aprender a fazer fazendo”, preconizada  pelo SENAR. Assim, o trabalho da educação contextualizada supõe um itinerário pedagógico que parte do conhecimento da realidade do estudante, problematiza essa realidade e organiza novos saberes, os quais amparam o processo de transformação da realidade e respaldam a metodologia do Senar/Despertar.

 

TEMA DO ANO

Todo o ano o Programa Despertar tem um tema gerador e transversal para trabalhar e incentivar a elaboração dos projetos socioambientais das escolas. Dessa forma, é possível garantir o uso dos Temas Contemporâneos Transversais e Integradores, promovendo a reflexão e a expressão de conceitos e valores básicos para a democracia e cidadania, trabalhados de modo coordenado e contextualizado. Assim, em 2019, o Programa Despertar elegeu o tema: “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”. Para o ano de 2020 foi mantido o mesmo tema de 2019, porém, com foco em ações voltadas à “Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo”.

A escolha do tema  demonstra  a importância do estudo das cadeias produtivas locais, o papel do produtor rural na produção dos alimentos que chegam a nossa mesa, o uso da tecnologia no campo e as práticas sustentáveis de agricultura e pecuária, além da valorização das comunidades campesinas e a promoção do empreendedorismo no campo.

 

AÇÕES REALIZADAS

No Programa Despertar muitas ações são realizadas pelos municípios sem a contrapartida do SENAR. As ações são planejadas no Plano de Ação da Coordenação Municipal nos 6 eixos estratégicos cujas ações são executadas pelas escolas.

Eixos Estratégicos:

  • Gestão democrática e Políticas Públicas em Educação Ambiental;
  • Currículo;
  • Infraestrutura e Espaço Físico Sustentável;
  • Produção Sustentável;
  • Ações Ecológicas, Saúde e Qualidade de Vida;
  • Comunicação/Visibilidade e Parcerias.

 

MATERIAL DIDÁTICO

Os materiais instrucionais do Programa Despertar são elaborados para professores e estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Todos os materiais são elaborados com o objetivo de contribuir para as reflexões sobre a Educação Socioambiental em sala de aula. Os materiais didáticos possuem ícones elaborados especialmente para o programa e que proporciona a contextualização local, a pesquisa e a promoção de reflexões acerca da temática discutida. Os personagens do Programa contidos no material didático contribuem para a interação dos estudantes e foram escolhidos para atender a diversidade, a questão de gênero e as características dos estudantes da Bahia.

AGENTE DESPERTAR

O Agente Despertar é uma ação de Protagonismo Infanto-Juvenil cujo objetivo é a formação de novas lideranças nas escolas do campo. As escolas participantes do Programa Despertar devem promover eleições com alunos do 3º ao 9º ano que queiram se candidatar, trabalhando questões relacionadas à Ética, Cidadania, Direitos e Deveres, Estatuto da Criança e do Adolescente, utilizando como referência a Cartilha do Agente Despertar. Após a eleição e posse, os agentes elaboram um Plano de Ação para organizar as atividades a serem realizadas, participam de encontros de Educação Ambiental nos municípios e se evolvem ativamente nos projetos de Educação Socioambiental elaborado pelas escolas e comunidades rurais. Atualmente temos 1107 Agentes Despertar eleitos pelo voto direto nas escolas do Programa Despertar

PLANO DE AÇÃO PROGRAMA DESPERTAR NA PANDEMIA

No dia 01/06 foi lançado o Plano de Ação com Atividades Remotas na Pandemia da COVID-19. A partir do lançamento no dia 01 todas as ações foram direcionadas por meio deste plano.

Em virtude do cenário de pandemia, devido ao Novo Coronavírus (Covid-19), as escolas de todo o país, por medida de segurança, suspenderam suas atividades presenciais. Em decorrência da incerteza em relação ao período de retorno às aulas com estudantes, os municípios estão promovendo atividades remotas tentando reduzir a falta de interação entre estudantes, professores e suas famílias

Nessa perspectiva, os Coordenadores Municipais que participam do Programa Despertar do Senar Bahia, consideram importante manter as atividades com o tema:  Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo( inovação, tecnologia e sustentabilidade) fortalecendo a semente  plantada pelo Despertar por meio do uso dos  Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), dentre eles: Meio Ambiente, Sustentabilidade  e  Saúde e as propostas de desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a adoção dos OD (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), Agenda 2030 que promove ações nos 71 municípios parceiros do Programa.

O Plano de Ação com Atividades Remotas na Pandemia da Covid-19 do Programa Despertar contempla sugestões que fortalecem as atividades planejadas e desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Educação e contribui para o desenvolvimento de caminhos pedagógicos com propostas contextualizadas e significativas para a Educação do Campo.

O Plano de Ação com Atividades Remotas na Pandemia da Covid-19 promovido pelos Coordenadores Municipais do Programa Despertar/Senar Bahia é uma ação conjunta de 71 municípios que em razão do novo cenário mundial da Pandemia do novo Coronavírus    propõem ações remotas que possam atender a coordenadores municipais, gestores escolares, professores e estudantes da Educação do Campo neste momento de distanciamento social.

Serão propostas diversas ações dentro dos 6 Eixos trabalhados no Programa Despertar: Gestão Democrática e Políticas Públicas em Educação Ambiental (1); Currículo (2); Infraestrutura e Espaço Físico Sustentável (3); Produção Sustentável (4); Ações Ecológicas, Saúde e Qualidade de Vida (5); Comunicação/Visibilidade e Parcerias (6). As ações serão promovidas pelos Coordenadores Municipais.

As ações foram sugestões dos Articuladores de Núcleos que coletaram informações com os 70 municípios e elencaram as principais atividades, que estão sendo implantadas de acordo com a realidade educacional de cada localidade que participa do Despertar.

 

CONCURSO ESTADUAL

O Senar/BA realiza anualmente o Concurso Regional nas categorias Desenho, Produção Textual, Produção de Vídeo (Agente Despertar), Esperiência Pedagógica do Professor e Portfólio do Coordenador Municipal, valorizando as melhores práticas e trabalhos desenvolvidos pelos municípios atendidos.

 

VENCEDORES – CATEGORIA DESENHO

ESTUDANTE MUNICÍPIO
ANA LIZ ARAÚJO DOS SANTOS JEQUIÉ
ARTHUR GOMES SAMPAIO MIGUEL CALMON
DANIEL ROCHA REIS FILHO POÇÕES
HAMAN MORAIS LEAL IGUAÍ
ISRAEL SANTOS ARAÚJO MEDEIROS NETO

 

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 4º E 5º ANOS

ESTUDANTE MUNICÍPIO
DAVID DA SILVA BRITO POÇÕES
SARAH CRISTINA MEIRA OLIVEIRA BONITO
SOFIA DE ALMEIDA SANTANA ITAGIBÁ
TAIAN SALES NICACIO JEQUIÉ
YURE HENRY ALMEIDA RIBEIRO GANDU

 

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º AO 9º ANOS

ESTUDANTE MUNICÍPIO
AILLA JANESSA SANTOS LIMA OUROLÂNDIA
EVELI CAROLINA REIS TEOLÂNDIA
GABRIEL DAS NEVES OLIVEIRA BARRA DA ESTIVA
NAIARA GONÇALVES NASCIMENTO POÇÕES
STEFANNY SOUZA DA SILVA MIGUEL CALMON

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 3º AO 5º ANOS

ESTUDANTE MUNICÍPIO
ANA CLARA NERY DE SOUZA MIGUEL CALMON
LAIANE JESUS BARRETTO BOA VISTA DO TUPIM
MAGNO SILVA DOS SANTOS VALENTE
MONICK STÉFANE LIMA OLIVEIRA RIACHÃO DO JACUÍPE
PALOMA CAETETÉ DE SOUZA POÇÕES

 

VENCEDORES – CATEGORIA PRODUÇÃO DE VÍDEO/ AGENTE DESPERTAR – 6º AO 9º ANOS

ESTUDANTE MUNICÍPIO
ANA LUIZA LIMA DE ALMEIDA RIACHÃO DO JACUÍPE
MICHAEL SANTOS FERREIRA SENHOR DO BONFIM
MISLENE RIBEIRO DA SILVA POÇÕES
OSENILDO BRITO DE SOUZA COTEGIPE
THIERRY REIS DE OLIVEIRA MIGUEL CALMON

 

VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

PROFESSOR MUNICÍPIO
CARMELINA GONÇALVES DO NASCIMENTO MIGUEL CALMON
CLAUDIA GEANE DOS SANTOS CARNEIRO RIACHÃO DO JACUÍPE
CRISLANE GALVÃO NOVAES MUCUGÊ
DEUSDELIA  DA SILVA NOVAIS EVANGELISTA POÇÕES
REINIVALDO ARAÚJO LIMA VALENTE

 

VENCEDORES – CATEGORIA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Municípios com maior número de Experiências Pedagógicas válidas

MUNICÍPIO Nº DE EXPERIÊNCIAS
MUCUGÊ 14
JUAZEIRO 13

 

VENCEDORES – CATEGORIA PORTFÓLIO DO COORDENADOR

MUNICÍPIO COORDENADOR
ITORORÓ MARIA NEUSA MOREIRA SILVA
MIGUEL CALMON CAMILA CARVALHO DE ARAÚJO
POÇÕES RAFAEL FREITAS BRITO
RIACHÃO DO JACUÍPE PAULA FRANCE OLIVEIRA MASCRENHAS
VALENTE NADJA SILVA DOS SANTOS

URÂNIA R. MAGALHÃES