O Programa tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da Lei 10.097 / 00.

Podem participar do Programa de Aprendizagem do Senar Bahia, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. É dada preferência aos jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural.

O programa é realizado em parceria com empresas rurais que se enquadram na legislação no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, devendo haver assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar dois anos.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Os resultados são gratificantes, principalmente que grande parte dos jovens estão descobrindo sua vocação, que pode estar atrelada ou não a sua formação.

Instruções para encaminhamento de solicitações de vagas do Programa Jovem Aprendiz

Requerimento de vagas

 

Municípios atendidos pelo Jovem Aprendiz
Barreiras
Casa Nova
Curaçá
Eunápolis
Ibicoara
Itamaraju
Juazeiro
Luis Eduardo Magalhães
Medeiros Neto
Mucugê
Nova Viçosa
Rio Real
Sátiro Dias
Teixeira de Freitas

Se você quiser participar dos programas do SENAR BAHIA, procure o Sindicato dos Produtores Rurais da sua região ou entre em CONTATO!